sábado, 26 de junho de 2010

Cientistas tentam recriar som da "Partícula de Deus"

O processo de transformar dados científicos em sons é chamado sonificação. Até o momento, a equipe de Asquith havia criado diversas simulações baseadas em previsões do que aconteceria durante as colisões no LHC.[Imagem: CERN]

É incrível que a musicalidade esteja presente em eventos de ordens subatômicas como a "bóson de higgs", que contrariando a presunção da sua baixa representatividade espacial; logo com uma visibilidade detectável somente com aparatos tecnológicos com complexidade à exaustão da capacidade humana atualmente; ela existe e ainda segue um ritmo, uma harmonia, uma melodia, tateia nossas sensações, orienta nossos cérebros; enfim existe - sem no entanto "existir; devido o enlameado da ignorancia", de milhares, milhões, bilhões de pessoas no mundo - e é a base da existencialização de todos. Mesmo que ocorra relutâncias em crer, que as aptidões humanas não se endividem pela necessidade de conhecer, e não o façam pelo simples fato de não atribuir mérito; sobranceiro a tudo isto a "partícula de Deus" existe.

E ainda... perceberam o distanciamento que existe impresso até na etimologia do vocábulo com a definição implícita: "partícula" De DEUS? Uma parte infinitesimal que até para nós, já representa a infinitesimilidade (palavra criada para o texto); imagine se tentarmos direcionar esta mesma ousadia comparativa à Deus.
E as interrelações do DNA das bactérias, nem pensando em complexar com o DNA humano; com as interrelações com "partícula de Deus"?

Nem compensa arriscar dizer a unidade de grandeza que definiria Deus; não obstante, a teimosia visceral do ser humano em inquirir o conhecimento - o que já é uma peça intrincável no encadeamento dos atributos de transcendentalidade humana apoiada nos axiomas existenciais graduando-se em pecúlios biológicos, milhões de níveis de substancialidade, substratos moleculares, atômicos, subatômicos, que ainda se tornam operantes pelo "sopro de Deus".
Se eu fosse falar sobre este labirinto relacional sobre o homem, natureza, sabedoria, DEUS; precisaria de bilhões de blog's; e imaginem ainda que: bilhões de pessoas que vivem, que viveram e que ainda virão a existir, não conseguirão fazer com que este assunto sobre"mistério" chegue à exaustão e atinja uma definição final.
Baseado nisto podemos enxergar sob uma visão turva, com uma nitidez obstada divinamente pela névoa fomentadora de busca; que continuaremos sendo eternos caminhantes rumo ao oásis, no vetor da graça para ser agraciado pela sabedoria; para assim situarmos no plano de dignidade para sermos elegíveis como servos, filhos, e dependentes e adoradores de DEUS.
Ah! ... que ELE poderá nos levar para o céu que ELE quiser nos levar; afinal nem sei que céu é este. Só sei que nunca chegou à compreensão humana ...
Na palavra de Deus tem esta citação, atribuindo esta inancansabilidade conceitual à toda existencia humana, pois para DEUS mil anos é como um dia.

Imagine ainda o som das colisões de prótons que gera os bósons de higgs e produz música, que remete à memória sugestiva do "som de muitas águas" no gênesis do nosso planeta que agitavam, com borrifos ao ar, amenizando a temperatura dos ânimos famintos de aminoácidos, desanimando todo caldo nutriente a ousarem a ser por si só, sem ELE, a tornarem-se um ser vivo no meio destas "águas agitadas"; e pasmem ... lá tinha música. Por isto eu gosto de música!!! e ainda, sou músico e sinto-me feliz pois componho ... é ser um compositor é ser um pouquinho deus, acho... e sentir o prazer de criar é excelente.


"Um compositor envolvido com o projeto, Richard Dobson, destacou ter ficado impressionado com a musicalidade das colisões.

"É possível ouvir estruturas claras nos sons, quase como se tivessem sido compostas. Cada uma parece contar uma pequena história. São tão dinâmicas e mudam o tempo todo, que se parecem muito com as composições contemporâneas", disse o músico". fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=som-da-particula-deus&id=010150100623&ebol=sim acessado dia 26/06/2010

Veja este breve documentário:
http://www.youtube.com/watch?v=fs15ftAfB08&feature=related

Olha, vamos dar uma pausa neste raciocínio pois meu cérebro já está fumegante, pelo que escrevi e pelo que não escrevi, devido o espaço; e olha que amanhã terei outras convicções sobre DEUS no sentido evolutivo é claro.



Edson - o Zóio... um grão de poeira dentro da grandeza da "partícula de DEUS", um zilhonésimo da partícula de bóson... ah...ah...

Um comentário:

  1. Saudações, meu querido e eloqüente amigo. Seu blog está cada dia melhor. Parabéns.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

PROTESTE