quinta-feira, 17 de junho de 2010

"Mapa da violência 2010 - desafio para os operadores do direito e de toda sociedade"‏

O episódio que se inscreve na historia na atualidade ao duro custo de sangue e espinhos psíquicos, sufocam a proeminencia da paz; representa o evento sintomático de perda do homem da própria transcedentalidade e neste ínterim beiramos à animalidade grotesca ao invés da humanidade.
" Há um relacionamento de total insegurança do homem com o homem. Um bicho confia noutro bicho mais do que o homem tantas e tantas vezes confia no outro homem. Como disse o Rev. J. R. W. Stott, Uma promessa não é suficiente; precisamos de contrato. Portas não bastam; temos que fechá-las à chave aferrolhá-las. O pagamento de taxas não é suficiente; temos que ter recibos que são perfurados, inspecionados e recolhidos. A lei e a ordem não chegam; precisamos de polícia para reforçá-las. Por outro lado, conquanto o homem possua consciencia do bem e do mal, parece possuir a tendencia incompreensivelmente forte para praticar o mal."
fonte do ebbok: Viver - desespero ou esperança, acessado dia 17/06/2010 ;
(http://www.caiofabio.net
/2009/download%5CViver%20-%20desespero%20ou%20esperan%E7a.pdf )

Neste angulo obtuso de interpretação ou conceituação, vivemos envolto numa névoa de perplexidade por não entendermos nem a nós mesmos.
Neste quadro no "Mapa da Violência", desenvolvido pelo Dr. Júlio Jacobo Waiselfisz sob a coordenação do Instituto Sangari, podemos visualizar a tendencia que a partir de uma melhor pulverização de condições que facilitem ao acesso às oportunidades, o quadro da propensão a fazer o mal tende a diminuir. Mas esta situação não tem uma relação direta de proporcionalidade. Existe um "portal" a ser transposto para o atingimento de uma maior humanização de nós mesmos atendendo uma coerencia da racionalidade e da essencial sobrevida da nossa propria existencia.
Aplicamos o Direito e neste panorama da possível eficácia da justiça, criamos mecanismos para que as normas jurídicas não tenham efetividade. Construímos a máquina da justiça para que esta não funcione; sendo um contrassenso, um antagonismo patológico.
Sub-evoluimos para um
Neardental em pleno século 21; em que podemos criar o laser escuro que emite pulsos de escuridão (
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=laser-de-pulsos-escuros&id=010115100615) fonte site inovação tecnológica acessado dia 17/06/2010.
O Laser que emite "pulsos de escuridão"; desenha muito bem a perspectiva sociológica em que vivemos. Estudamos bastante para des-cobrir tesouros inimagináveis da ciencia, mas disparamos uma escuridão de ações negras, que intimida as esperanças menos esclarecidas de que é possível ainda sermos humanos. Isto é um fato que exala um paradoxo, embora se paute numa evolução significativa do homem; mas parece transcrever a triste sina, de depauperarmos a singularidade histórica que temos. Esquecemos que desde como espermatozóide, vencemos milhões de outros concorrentes e nos historificamos; mas agora queremos fugir à realidade que desde cedo perseguimos; ou seja, Sermos humanos e irmanados pelo vínculo da espécie e da comum-nidade pela busca em continuarmos sendo... (????) Oh...já ia me esquecendo... rsrsrs - continuarmos sermos humanos de verdade...

Você pode baixar em pdf o Mapa da Violência 2010 :



"A violência é a nudez de nossa alma suja, maculada com a nódoa de excrementos da violência... agora esta imagem do lado reflete a alma que desejo ter... limpa e coberta do branco com a "nutriência" do leite" Nosde zênite
















Edson Rodrigues graduando em Direito - Unileste MG

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com triste pesar, vemos que tudo isto é muito mais do que uma reportagem, é uma realidade. E o pior de tudo, é que estamos nos acostumando com esta realidade e nos alimentando dela. Cada dia mais cresce o número dos viciados em reportagens violentas, que se acham no top das conversas, contando vantagem de algo tão bestial. Que a sociedade possa realmente acordar e notar que estamos nos entregando sem nenhuma resistência.

    ResponderExcluir
  3. Realidade essa que se não tomarmos cuidado acaba distraindo a nossa fé num Brasil que pode dar a volta por cima, num Brasil de homens e mulheres com alta capacidade de propagar a paz e fazer com que o futuro venha dizer o contrário do que hoje é
    mostrado vergonhosamente e com lucratividade nos jornais Brasileiros e pelo mundo afora.
    Eu sou da PAZ

    ResponderExcluir

PROTESTE